Veja o que aconteceu no primeiro semestre de 2022
Liderança, inovação e impacto social em um só programa
Uma vez por semana, os 220 participantes da sétima edição do Think Tank Projeto Resgate se encontram para desenvolver habilidades de liderança, para inovar e fazer a diferença na sociedade. São estudantes do Ensino Médio, universitários e profissionais de diversas áreas.
Trabalham em equipes plurais orientadas por líderes em ascensão em empresas que têm inovação no DNA. Em momentos-chave da jornada, esses times são visitados por Mentoras e Mentores Master, pessoas cujas trajetórias as tornam referências no mercado e na sociedade. Essa jornada de crescimento pessoal e impacto social começou em abril e vai até novembro.
Escrevendo histórias de superação
Há 18 anos, crianças e adolescentes de famílias de baixa renda contam com o Projeto Resgate para estudarem na condição de bolsistas em 13 excelentes escolas particulares de Joinville.
O Abrindo Portas para o Estudante atende este ano a 423 estudantes dos ensinos fundamental e médio. Além de ajuda com o transporte necessário para frequentarem as aulas, os beneficiários receberam o equivalente a mais de R$700 mil em livros e apostilas. Essas doações, feitas por editoras, distribuidoras de livros, empresas parceiras e cidadãos, ajudam na construção de um futuro promissor para esses jovens.
Para aumentarem suas chances de êxito na escola e na vida, os bolsistas apoiados pelo programa participam de atividades extracurriculares oferecidas pelos voluntários pelo Projeto Resgate.
Veja algumas:
Valores para a vida
Tomar boas decisões é essencial para a superação de obstáculos e para aproveitar bem as oportunidades. Por isso, os beneficiários do Programa Abrindo Portas para o Aluno participam de vivências, reflexões e conversas relacionadas ao dia a dia e à prática da cidadania.
Este ano, as atividades buscam levar 110 estudantes do Ensino Fundamental a estabelecer uma melhor relação com eles mesmos e com outros, nos vários ambientes nos quais participam.
Educação STEAM
No primeiro semestre de 2022, 105 meninos e meninas do Ensino Fundamental atendidos pelo Projeto Resgate participam em atividades coordenadas por graduandos de diferentes cursos universitários.
Os encontros são movidos pela curiosidade e energia da garotada. Descobrem de forma lúdica as alternativas de formação e carreira relacionadas à educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).
Distribuídos em nove grupos, os mais jovens aprendem na prática conceitos das engenharias e dão os primeiros passos no mundo da Ciência da Computação.
Luz, Cor, Ação
Nas terças-feiras à noite, onze estudantes se reúnem com Marinei Valcanaia. Entre conversas e risadas, a voluntária conduz os jovens em atividades artísticas e criativas para tratar de questões sérias e nada triviais.
Além de desenvolverem a sensibilidade e a consciência sobre o mundo à sua volta, os estudantes aprendem a se relacionar melhor com eles mesmos e com os demais.
Bora + Criativos
A sociedade está repleta de oportunidades de aprendizado, poucas tão efetivas e fascinantes quanto a história e o dia a dia das pessoas que fazem a sociedade funcionar.
Por isso, estudantes de 12 a 14 anos acompanham as voluntárias Sabrina Schmitz, Fabiana Stolf e Andreia Monteiro em visitas a empresas, lugares públicos e instituições da nossa cidade.
Além de ouvirem com os profissionais dessas organizações como funcionam seus processos e rotinas, os jovens têm vivências de grande valor.
Projeto de Vida
Antever os possíveis desdobramentos de decisões não é exercício trivial para ninguém, mas especialmente desafiador na adolescência.
Por isso, no limiar de decisões que envolvem, entre outras coisas, a escolha de uma carreira, os 61 estudantes do Terceirão 2022 atendidos pelo Projeto Resgate não estão sozinhos. Contam com o desvelo e o apoio do engenheiro Prof. Modesto Hurtado Ferrer, da advogada Patricia Ribeiro e da psicóloga Roseli Cunhago.