Fazer um LED acender, criar um sensor de ré, um alarme ativado por laser ou uma
garra robótica que consegue levantar pequenos objetos. Essa são algumas das atividades realizadas com os bolsistas do Ensino Fundamental apoiados pelo Projeto Resgate.
A curiosidade natural da garotada fica ainda mais aguçada com a orientação dos educadores do Programa de Educação Tutorial das Engenharias da Mobilidade (PET EMB) da Universidade de Santa Catarina — UFSC.
Como é típico nas atividades envolvendo o voluntariado, todos saem ganhando, como revela o depoimento da estudante da 5ª fase de Engenharia Mecatrônica Siméia Paula Storch:
“Tenho participado do Projeto Resgate desde 2021. É muito gratificante poder ver o brilho no olhar dos alunos quando eles conseguem montar os projetos e entender como e porque aquilo funciona daquele jeito.
“Meu primeiro contato com o Arduíno (plataforma open source para prototipagem eletrônica) aconteceu somente na faculdade. Então poder compartilhar esse conhecimento com estudantes tão jovens tem sido uma experiência desafiadora e gratificante.
“Mas eles não são os únicos que aprendem. O envolvimento com o Projeto Resgate tem tornado minha formação muito mais humanizada e consciente. Esse contato com a comunidade nos permite enxergar onde e como podemos aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.”
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